Sérgio Pinto Monteiro – Tenente R2

O Tenente R/2 Sérgio Pinto Monteiro nasceu no Rio de Janeiro em 21 de março de 1940.


É filho do Tenente QAO Sebastião Pinto Monteiro e de D. Natividade Gonçalves Monteiro, ambos já falecidos.


Foi declarado Aspirante a Oficial da Reserva da Arma de Artilharia em 1961, no CPOR do Rio de Janeiro. Como Oficial convocado, serviu no 1º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos de 90 milímetros, atual 1º GAAAe, tendo representado a unidade nos Jogos da Primavera, patrocinado pelo Jornal dos Esportes.


Possui dupla formação universitária: Ciências Sociais, pela FEUC, e Ciências Contábeis, pela Universidade SIMONSEN. É pós-graduado em Sociologia Urbana. No magistério, lecionou nos ensinos superior e médio. Como Contador, exerceu a atividade de Auditor Externo e Consultor Tributário. É funcionário aposentado da Secretária da Receita do Estado do Rio de Janeiro, onde ingressou por concurso e atuou por 37 anos. Entre outras funções públicas, chefiou o Serviço de Informações Fiscais da Superintendência de Cadastro e Informações Econômico-Fiscais do Rio de Janeiro. Possui o Curso de Direito Tributário e Legislação Fiscal da Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro, concluído com menção “Excelente”.


É fundador e presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil. É fundador e ex-presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Veteranos da FEB. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – Cadeira especial Maj Apollo Miguel Rezk. É membro do Instituto Campo-Grandense de Cultura – Cadeira Raul Pederneiras.


É casado com a professora Leda Maria e tem quatro filhas e quatro netos.


Possui, entre outros, os seguintes títulos da área militar:

  • Título de Colaborador Emérito do Exército;
  • Diploma de Amigo do CPOR do Rio de Janeiro;
  • Certificados de participação em diversos Seminários sobre Estudos Estratégicos e Políticas de Defesa Nacional, promovidos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Possui as seguintes condecorações:

  • Medalha do Mérito Militar, grau Cavaleiro;
  • Medalha do Pacificador;
  • Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes;
  • Medalha Sangue de Heróis;
  • Medalha do Esquadrão Tenente Vaz;
  • Medalha Aspirante Mega; e
  • Medalha Heróis da Casa Forte


É autor do livro “O Resgate do Tenente Apollo” (ed. CNOR, 2006) . Tem artigos publicados em revistas e periódicos e em diversos sites da Internet. Como convidado, tem realizado palestras em inúmeras Organizações Militares e Civis, sempre sobre temas históricos e cívicos.