Atividades/Eventos

03/12/2019
Reunião Plenária e Almoço de Confraternização


06/11/2019
Reunião Plenária

Acadêmicos presentes à Reunião:

1- Prof. Antoniolavo Brion

2 – Gen-Ex Luiz Gonzaga Schröeder Lessa

3 – Gen.-Ex Carlos Alberto Pinto Silva

4 –  Prof. Marcos Coimbra

5 – Prof.ª Aileda de Mattos Oliveira

6 – Cel. Amerino Raposo

7 – Maj.-Brig. Marco Antônio Carballo Perez 

8 – Prof. Jober Rocha

9 – Dr. Rodolfo Tavares

10 – Jornalista Aristóteles Drummond

11 – V.-Alte. Rui Elia

12 –  Dr. Herman Glanz

13 – Gen.Ex. Rubens Denys

14 – Cel.-Av Luís  Mauro


26/09/2019
Posse do Maj.-Brig do Ar Marco Antônio Carballo Perez

DISCURSO DE POSSE

No dia 12 de novembro de 2008, publicava-se, no Diário Oficial da União, o registro da Academia Brasileira de Defesa (ABD), resultado do sonho de alguns abnegados e idealistas patriotas, civis e militares, que três anos antes, em 2005, por iniciativa do Clube de Aeronáutica e da Academia Brasileira de Filosofia, começaram a discutir temas de relevância para a Nação brasileira, como a degradação dos valores tradicionais, a insegurança física e jurídica, o desrespeito sistemático aos patrimônios público e privado, a corrupção endêmica e a impunidade generalizada.

Em 31 de maio de 2010, a ABD era apresentada, formalmente, à sociedade brasileira, em sessão solene, realizada na sede da Academia Brasileira de Filosofia. Lá se vão mais de dez anos e as preocupações daquela época permanecem atuais, apesar dos novos e alvissareiros ventos. Atuando nas áreas de ciência e tecnologia, segurança nacional e recursos naturais, os nobres acadêmicos labutam em prol de um País melhor.

 

Dentro desse cenário, quando recebi a visita de sua Diretoria Executiva em minha sala, portando o honroso convite para que eu fizesse parte desse valoroso grupo, num primeiro momento me senti assustado, pois não me imaginava credor desse prestígio. Logo em seguida, fiquei preocupado por já conhecer a ABD e seu portentoso quadro de acadêmicos.

 

Agora, o susto e a preocupação já passaram. Neste momento, estou feliz e com bastante energia para tentar ajudar da melhor maneira possível.

 

Naquela ocasião, não me foi difícil, de forma alguma, escolher a cadeira que iria ocupar. Quando bati o olho na lista, pensei: é essa, a de número 44, do insigne Marechal-do-Ar Márcio de Souza e Mello, que, inclusive, por homenagem do Clube de Aeronáutica em 2006, da nome a este Salão de Convenções.

 

Nascido em Florianópolis, no dia 26 de maio de 1906, o Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello tinha o dom de comandar. Possuía uma liderança que convertia obediência formal em colaboração entusiasta, persuadindo sem impor, ordenando sem coagir, corrigindo sem ferir. Dotado de uma personalidade magnética, que irradiava um sentimento impessoal e místico de dever profissional, o nosso Marechal viveu toda a sua vida profissional exclusivamente para a Aeronáutica.

 

Proveniente da Aviação do Exército, por mais de um período, foi piloto do Correio Aéreo Militar. Em 1941, já como Major, foi transferido para o recente criado Ministério da Aeronáutica. Desempenhou vários e importantes cargos. Foi Adido Aeronáutico na Argentina e no Uruguai e Chefe de Gabinete do Ministro da Aeronáutica, Brig. Eduardo Gomes. Durante o período em que comandou a ECEMAR e foi Assistente da ESG, o Mal. Márcio foi Presidente deste Clube de julho de 57 a julho de 59, tendo sido o idealizador da renomada Revista Aeronáutica, que completará em dezembro próximo 61 anos de criação. Comandou o 4º COMAR, o 3º COMAR e foi Ministro da Aeronáutica por duas vezes.

 

Nas suas duas gestões, implantou a nova estrutura do Ministério com a criação dos Grandes Comandos e Departamentos; criou a EMBRAER, o CINDACTA 1, a BAAN e o 1º GDA, iniciou a construção do HFAG e do Aeroporto Internacional do Galeão, construiu o Aeroporto de Brasília e criou a TASA. Implantou a CABE Europa em Londres e a BAMN. Adquiriu várias novas aeronaves para a Aeronáutica e participou, ativamente, de conturbados momentos políticos da Nação, durante o regime militar.

 

Maiores detalhes da brilhante carreira do Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello podem ser lidos no opúsculo do INCAER, redigido pelo nosso saudoso Cel Cambeses. Por esse pequeno extrato, os senhores podem entender o porquê do meu orgulho em ocupar a sua cadeira 44 na ABD.

 

Por fim, tenho que agradecer a presença de todos, que abrilhantam esta cerimônia de minha posse, e agradecer ao nosso Presidente, Cel Luís Mauro, ao meu padrinho, o Gen. Lessa, e a toda a Diretoria Executiva da Academia que me escolheram para compor esse valoroso time de notáveis cidadãos.

 

Prometo empregar toda a minha energia e meu conhecimento para poder agregar algum valor aos importantes trabalhos desta insigne Academia.

 

Muito obrigado a todos!


Fotos da Solenidade

[supsystic-gallery id=2]


31/08/2019
Reunião Plenária



Deixe uma resposta